Curso

Criação Estratégica e Design



A FICHA DE INTERESSE NÃO CONFIGURA VÍNCULO CONTRATUAL, ELA SERVE APENAS PARA DEMONSTRAR SEU INTERESSE EM RELAÇÃO AO NOSSO CURSO E PARA FACILITAR O NOSSO CONTATO.

Criação Estratégica e Design












Objetivo

O curso tem a intenção de ensinar o aluno a pensar como um profissional estratégico de criação. Aprenderá técnicas e processos de Direção de Arte e Design Gráfico com foco em soluções mercadológicas. Poderá atuar em equipes de criação em agências de publicidade, departamento de comunicação e marketing em empresas ou como free-lancer. 

Aprenderá os processos básicos da criação: O cliente/empatia, O briefing, brainstorming, desenvolvimento do conceito, tangibilização das idéias, layout ou prototipagem, arte final, pre-impressão e impressão e feedback.

O programa re-significa o olhar da criação para dentro de uma abordagem sistêmica para compreender a rede de relações que compõem o processo de criação. A visão sistêmica acredita que existe uma inter-relação e interdependência entre todos os fenômenos. Assim, suas formas não seriam, portanto, estruturas rígidas, mas manifestações flexíveis. Enfatiza-se, então, o processo e não as entidades isoladas. Por isso vemos a criação estratégica análisando todas as áreas como design, marketing, comunicação, publicidade e propaganda de acordo com a necessidade.

Pre-Requisitos

- Talento e muita vontade para a área de criação.
- Conhecimento dos softwares: Adobe Indesign, Ilustrator e Photoshop.
- Não é necessária formação superior completa.

Publico Alvo

Profissionais e estudantes que querem atuar em equipes de criação em agências de publicidade, departamento de comunicação e marketing em empresas ou como free-lancer, e que desejem aperfeiçoar suas estratégias em criação e direção de arte.

Metodologia

Aprendizagem compartilhada por meio de recursos multimídia e interatividade, oferecendo ao aluno o protagonismo de sua própria educação. O estudante é acompanhado por tutoria e cumprirá atividades de avaliação.

Unidades Curriculares

Modulo I 
Introdução teórica e panorâmica

• Visão Sistêmica
• Construindo o próprio conhecimento
• Design thinking

• Direção de Arte
• Expressões artísticas

• Semiótica
• Psicologia das cores

• A Criação

Modulo II

Os processos da criação

a) O cliente - Onde tudo começa.

• processo tem foco na percepção do cliente, suas necessidades, desejos e comportamento. Usaremos o método design thinking, que é o design como metodologia colaborativa de identificação de problemas e desenvolvimento de soluções centradas nas experiências dos indivíduos. 

• A visão estratégica do o marketing, nos dá uma percepção de quem é, e onde está o publico alvo e o seu comportamento no mercado.

• cliente do seu cliente, a pesquisa, o diagnóstico, identificando os públicos.

• Nossas crenças e valores desempenham um decisivo papel em nosso comportamento 

• como consumidores 

b) Entendendo briefing 

• Como fator decisivo para criação, definição, por que fazer um briefing, características, conteúdo

d) O conceito 

• Brainstorming, 
• Qual linguagem usar? As relações e representações artísticas.
• público alvo e suas motivações
• Combinações de elementos
• Argumento criativo que responde ao problema de comunicação.
• Além do produto e serviço, geração de valores
• É da pergunta não feita que nascem grandes conceitos.

e) Do rafe ao layout

• rafe - Rabiscando
• Composição
• Tipografia (composição tipográfica)
• Diagramação
• Imagem - Ilustração e fotografia no projeto
• Cores

f) Arte final

• Arte-final é o momento do processo onde o layout que já foi aprovado, deve ser finalizado tecnicamente como peça de design ou publicidade para o seu fim (impressão digital, off-set, serigrafia, jornal, revista, etc.) É o momento mais técnico do trabalho onde se preza pela acabamento e detalhes, se observa e corrige alinhamento, faz o update das imagens em alta, cores, fontes tipográficas, tamanho, legibilidade de leitura, e preparação para a impressão.
g) Produção gráfica 

• Fechamento arquivo
• Noções de impressão
• Conhecendo o papel e seus formatos
• Processos de impressão
• Acompanhamento
• Prova

h) Feedback

• Satisfação
• Dissonância cognitiva.
• Comportamento
• Impacto positivo?

Modulo III - Aula Prática

A equipe de criação

Construção de uma marca - Do valor ao logotipo

Identidade visual

Criação para mídia impressa (Ad e Cartazes)

Grandes formatos

Marketing direto (fôlder, e-mail marketing)

PDV

Design de embalagem - O rótulo

Metodologia: O diferencial do curso está na metodologia de característica construtivista, que propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. Procura indicar que uma pessoa aprende melhor quando toma parte de forma direta na construção do conhecimento que adquire. O construtivismo enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem.

Professor

Alexandre Maurício dos Santos

E-mail: alexandremanzali@gmail.com

Breve Curriculo: Minha carreira teve início em meados de 1997 no setor de design e criação em agências de publicidade e propaganda e editoras de livros e revistas para o mercado internacional. Em 2001 fui contratado por 2 anos para desenvolver projetos editoriais e de comunicação interna na “EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais”. No ano de 2004 como diretor de arte de uma equipe de comunicação, desenvolvi campanhas e projetos para a Rede Salesiano de Ensino, Pitágoras Pós-Graduação, campanhas internas da Gerdau, Mercure Acoor, Grupo Carbel e outros. 
Com experiência adquirida, em 2009 fui selecionado como analista de marketing ao Grupo da Serenata Instrumentos Musicais, onde por 3 anos trabalhei em campanhas estratégicas para a gestão de marca, marketing de varejo, design de novos produtos, embalagens, projetos de endomarketing e comunicação interna. Aliado a minha formacão em marketing, em 2012 assumi o cargo de diretor de criação e planejamento da agência forpixel, onde desenvolvemos comunicação, design e marketing para todos os segmentos do mercado, mineradoras, varejistas, atacadistas, serviços, setor agropecuário, lacticínios, automotivo, metalúrgicas.
CLIENTES ATENDIDOS
A Serenata Instrumentos Musicais, Michael Instrumentos musicais, Rede Pitágoras Pós-Graduação Ricardo Eletro, AEA - Associação dos Empregados da Gerdau Açominas, Mercure Accor Hotel, Secretaria de Agricultura do Estado, Fundação JK, Prefeitura Municipal de Aimorés, Encapa, Grupo Carbel, Rede Salesiano de Ensino, Laticínios Champ, Laticínios Betim, Supermercado Sales, Nutra Hair, Café benixx.

FORMAÇÃO

Superior em Marketing - UNA 
CURSOS APERFEIÇOAMENTO
PLeader Training – Mudança de Comportamento, Atitude com Foco em Liderança
Desenvolvimento e Liderança Pessoal e Profissional.

Observações Importantes:

Apostila disponibilizada por meio digital.

Certificados entregues por meio digital ao final do curso.

Coffee-Break cortesia.

REGULAMENTO

· A Escola NEDI e seus parceiros se reservam ao direito de adiarem ou cancelarem o curso caso não haja quorum mínimo de participantes e o valor pago será devolvido integralmente ou, por opção do interessado, com o valor já pago, reservar sua vaga para outra data pré-determinada.

· Em caso de cancelamento pela Escola NEDI, os inscritos serão avisados com antecedência de no mínimo 48 horas antes da data do curso (através de e-mail e/ou telefone) e os valores pagos pela inscrição serão devolvidos integralmente ou, por opção do interessado, com o valor já pago, reservar sua vaga para outra data pré-determinada.

· Desistência ou Cancelamento de Inscrição pelos interessados: deve ser comunicada em até 10 dias úteis antes do curso a devolução da inscrição será integral. Após este período, a devolução será de 50% do valor pago, até 48 horas antes da data de início do curso. Posterior a este período, e/ou na ausência do aluno sem comunicação prévia, não haverá a devolução dos valores pagos.


TURMA SEGUNDA FEIRA

Horário

19:00h até 22:30h

Carga Horária

20 horas/aula

Início das aulas

5 de setembro 2016

Término das aulas

3 de outubro 2016

Dias de aula

segunda.

Valor

 3x R$ 180,00 nos cartões master/visa ou 20% de desconto para pagamento à vista.

Local de matrícula:

Av. do Contorno, 2905 - Sala 405 - Bairro Santa Efigênia - Belo Horizonte – MG de segunda a sexta de 8:00 até 20:00.

Acesse nosso Face para descontos

Clique aqui

Tel - (31)3236-1419

 




Ficha de Interesse
   
 
  A FICHA DE INTERESSE NÃO CONFIGURA VÍNCULO CONTRATUAL, SERVE APENAS PARA DEMONSTRAR SEU INTERESSE EM RELAÇÃO AO NOSSO CURSO E PARA FACILITAR O NOSSO CONTATO.
   
  Os campos que apresentarem * são de preenchimento obrigatório
   
  Nome:
*
  E-mail:
**
Telefone:
* *
Telefone:
Selecione um item.Selecione um item. * *
Horário Desejado
Selecione um Item.
Horário Alternativo
Selecione um item.Selecione um item.
  Curso:
 
     
 
     

 

 

 

Matricule-se
Matricule-se
Assine a Newsletter do NEDI
Amigos do Facebook
Conheça Nossa Estrutura


Redes Sociais

Blog NEDI Facebook NEDI      






Contato

  • 31 3236-1419
  • Av. do Contorno, 2905 - Sala 405
  • Bairro Santa Efigênia
  • Belo Horizonte - MG
  • Horário de Atendimento de 08:00h às 18:00h